15 de fev. de 2022

CEMITÉRIO PERDIDODOS FILMES B - EXPLOITATION

 

Por Renato Rosatti

 

Livro sobre cinema “B” com dezenas de resenhas por vários autores, abordando os chamados filmes “exploitation”, ou “de exploração”, produzidos com orçamentos reduzidos, roteiros simples, mas que despertam interesse principalmente pelas cenas despreocupadas com censura ou imposição de regras. Seu objetivo justamente é atingir um mercado consumidor diferente dos produtos convencionais.

O livro é dividido em várias seções, abrangendo desde o cinema de horror “slasher”, “splatter” e de canibais, passando pelos filmes orientais de artes marciais, os italianos de suspense (“giallo”) e policial (“poliziesco”), o americano “blaxploitation”, e os filmes de exploração com nazistas (“nazisploitation”), mulheres em prisões (“WIP”) e freiras em conventos (“nunsploitation”). Sempre com sexo selvagem, assassinatos brutais e muita violência.

É uma excelente obra de referência e pesquisa do cinema obscuro, com resenhas fluentes e informativas. Ainda tem espaço significativo para análises de filmes “exploitation” produzidos na América Latina (México, Brasil e Argentina), além de países como Canadá (“canuxploitation”) e Austrália (“ozploitation”). Filmes onde o foco é chocar o público ávido por elementos não encontrados no cinema comercial tradicional, com histórias absurdas e sensacionalistas, repletas de sangue, tiroteios, lutas, assassinatos, psicopatas mascarados, canibais famintos, mafiosos enlouquecidos, nazistas sádicos e freiras promíscuas. Altamente recomendado para os apreciadores de filmes obscuros.

 

Cemitério Perdido dos Filmes B - Exploitation” (2013)
Organizado por César Almeida, com textos de diversos autores
Editora Estronho
228 páginas

 

* Resenha publicada originalmente em 16/07/16 no blog Infernotícias.

8 de fev. de 2022

O PARQUE DE DIVERSÕES ABANDONADO

 

 

Por André Bozzetto Junior

 

Os três garotos pulam a cerca protegidos pelas sombras da noite. Do lado de dentro, um cheiro residual de ferrugem, plástico queimado e sonhos reduzidos a cinzas.

– Duvido que alguma coisa ainda funcione depois do incêndio. – disse Beto.

– Vamos ver lá dentro do Trem Fantasma. – sugeriu Chico – Talvez tenham sobrado alguns bonecos de monstros.

– Vocês lembram da Patrícia, a filha dos donos? – perguntou Alemão, olhando para as melancólicas ruínas do prédio onde funcionava a administração do parque.

– Sim. – respondeu Chico – Era muito gata. Mas agora está mortinha. Queimada, junto com toda a família.

– E o irmão dela? Aquele gordão retardado, como era o nome? – questionou Beto, em tom de deboche.

– Rubens. – respondeu Alemão. Eu tinha medo daquele cara. Lembram que às vezes ele saía pelo parque gritando “Quero um abraço! Quero um abraço!” e tentando agarrar todo mundo? Sei lá, mas dizem que uma vez ele pegou uma garotinha atrás dos banheiros e...

– Conheço algumas pessoas que acham que foi o pai dessa menina que botou fogo no parque! – interrompeu Chico.

– Se era para se vingar, devia ter matado só o gordo escroto, não a família inteira. – resmungou Beto, encerrando o assunto.

O trio chegou ao que havia sobrado do Trem Fantasma.  Ainda dava para ver parte da imagem do Drácula pintada na direita da fachada. No lado esquerdo ainda se via um pouco do desenho do Lobisomem e do Monstro da Lagoa Negra. Lembranças de gritos, risadas e sustos convertidas em escombros e ferro retorcido. Do lado de dentro, a escuridão era quase total. De imediato, todos foram tomados por uma sensação de medo e angústia que beirava o pânico. Sem falar nada, se entreolhavam com a certeza de que havia algo errado. Nenhum queria ser o primeiro a sair correndo. A imagem de machão ainda valia algo para aquela geração.

De repente, a porta de metal que bloqueava a entrada foi fechada com um estrondo. Os meninos gritaram e correram a esmo pelo interior escuro e entulhado do prédio em ruínas. Um cheiro horrível que parecia ser de algo como cabelos queimados tomou conta do ambiente. Graças a um facho de luminosidade que entrava por um buraco no teto, ficou visível – apenas por um instante – o semblante de alguém se aproximando. Era grande, gordo e tomado por bizarras cicatrizes de queimaduras. Algo reluziu no escuro. Seria a lâmina de uma faca?

Foi possível se ouvir uma voz grave pronunciar de forma enrolada: “Quero um abraço!” e depois disso apenas gritos de terror e desespero.       

28 de jan. de 2022

O DIABO NAS TAQUARA

 

 

Por André Bozzetto Junior

 

    Isso daí aconteceu num ano em que fui trabaiá no interior de Ilópolis, a tal de “Terra da Erva-mate”. Tava na época de podá as planta e levar os gáio para moer nas ervateira e fazer a erva para o chimarrão. Como o povo toma muito chimarrão por aquelas banda, tinha bastante serviço e precisavam de gente de fora para trabaiá, como eu. Fiquemo nas terra do véio Luiz, que tinha bastante hectare de ervero pra desgaiá. Quinze dia de serviço puxado.

    No fim de semana, quem morava por perto foi pra casa, mas quem era de longe, quem nem eu, ficou pousando no galpão do véio Luiz. Além de mim, também ficou um outro vivente chamado Toninho. Na sexta-feira, fim da tarde, ele convidô pra ir tomar umas canha na bodega do Bépi, que não ficava muito longe de lá, e depois ir na zona, farreá um pouco com as quenga. Como não tinha nada pra fazê, concordei. O véio Luiz escuitô nossa conversa e disse que não era pra atalhar pelo bambuzal porque lá de noite costumava aparecer o "Diabo nas Taquara”. Eu fiquei meio desconfiado, mas o tal de Toninho disse que era muito macho, que não tinha medo nem de hôme nem de assombração, quem se alguém aparecer para se fresquear ele dá uma tunda de laço e fura o bucho com uma peixeira que ele carrega na cinta. Bancava o machão o vivente.

    Daí fumo na bodega. Os caminho era tudo no meio das roça ou pelo mato e já tava começando escurecer. Fiquei ressabiado, mas não falei nada. O Toninho andava de peito estufado que nem um galo véio. Dizia que se aparecesse mula sem cabeça ou curupira ele dava uma camaçada de pau. Quando comecemo a beber graspa no bodega, ele logo ficou bêbido e começô e encher o saco dos outro, até que deram um tapão na orêia dele e jogaram pra fora. Eu saí também, meio com vergonha e medo de apanhá junto.

    Então fumo pra zona. Já tava tudo escuro, só se enchergava um pouco da estrada por causa da lua. Quando cheguemo numa encruzilhada, o Toninho quis ir pelo bambuzal, porque era mais perto. Eu já tava me cagando de medo, quando me pareceu ter escutado um assobio vindo do meio das taquara. Acho vi um vulto passando lá no meio. Parei, com as canela tremendo que nem vara verde. O Toninho seguiu em frente, disse que se aparecesse alguém ele ia surrá como fez com os cara da bodega e sumiu no meio do bambuzal, me chamando de “cagão”, “veado” e “Maria Bonita”.

    De repente, dos meio das taquara começô uma barulheira dos inferno. Escutava umas gargalhada como se fosse de alguém meio louco da cabeça, com uma voz mais feia que de uma cadela dando cria de atravessado, e os grito desesperado do Toninho, que não parecia ter mais nada de machão naquelas hora. Também começô uns estouro no meio das taquara e uma claridão que parecia de uma fogueira andando de um lado pro outro. E não é que aquilo parecia tá vindo na minha direção?!

    Pulei pra fora da estrada e me escondi detraiz dumas capoira. Até essa hora, já tinha me mijado duas veiz de medo. E daí eu vi. O Toninho vinha correndo pela estrada, com as calça pegando fogo. Ele batia com as mão tentando apagar as labareda, das veiz rolava no chão, mas não adiantava. Então continuou correndo e gritando, com o fogo no rabo. Mas o pior era o que vinha correndo detraiz dele. Digo, “correndo” num tava, porque como um vivente poderia correr cum uma perna só?! Era um rapaizinho moreno, com uma cara feia igual um cão chupando manga e uma toquinha vermeia na cabeça. Numa mão ele tinha uma tocha, e na outra ia balançando a peixeira do Toninho, como se tivesse debochando da cara dele. E não parava com aquelas gargalhada do inferno que me fazia arrepiá até os cabelo da nuca. Eu fechei os zóio de medo, fiquei quieto igual piá cagado e, drento da minha cabeça, rezava pra Virge Maria, Menino Jesuiz de Praga, São Jorge e o Neguinho do Pastoreio me salvar. Jurei que não ia mais ficá bêbido, nem ir na zona e nem olhar mais revista de muié pelada.

    Quando tive corage de abrir os zóio, aquela visage já tinha se sumido e a estrada tava deserta de novo. Corri de volta pra fazenda do véio Luiz, cagado de medo. Quando cheguei na minha cama, me ajoelhei e rezei trinta e dois Pai Nosso e vinte e sete Ave Maria . Depois peguei no sono, de ropa e tudo. Quando acordei de manhã, Toninho não tinha voltado. E nem voltô, nunca mais. Os outro trabalhador diziam que ele tinha ido embora porque era vadio, não gostava de trabaiá no pesado. Eu não contei nada pro povo, só pro véio Luiz eu falei a verdade. Ele suspirô fundo e disse “Eu avisei”. Depois não foi mais tocado no assunto.

    O tempo passô e eu acabei descumprindo as promessa que tinha feito. Todas elas. As veiz eu ainda sonho com o Toninho correndo pela estrada, como fogo detraiz da bunda, e as veiz me parece de escutar ao longe, de madrugada, os assobio e as gargalhada daquilo que vi perseguindo ele.  Por via das dúvida, nunca mais passei perto de nenhum bambuzal de noite. Nunca se sabe.

8 de jan. de 2022

RETROSPECTIVA 2021

 

Chegamos à primeira postagem de 2022 e, apesar do clichê, não há momento melhor para fazermos uma retrospectiva de tudo que rolou com o blog Relatos Noturnos em seu primeiro ano de existência e, por consequência, com a minha atuação como escritor de Literatura Fantástica ao longe de 2021.
 
Inicialmente, o blog surgiu com a proposta de republicar os meus contos que haviam sido postados originalmente no extinto Escrituras da Lua Cheia, que existiu entre os anos de 2009 e 2013, além de servir de espaço para a publicação de contos inéditos. Além disso, a ideia era também dar espaço para a abordagens de outras mídias das quais sou grande apreciador, como histórias em quadrinhos, filmes e livros, seja através da divulgação do conteúdo original ou através de artigos, entrevistas e resenhas, tendo como único critério se tratar de produções à cargo de realizadores nacionais.
 
Tudo isso foi feito com louvor. Republiquei quase todos os contos do meu finado blog, apresentei ao leitor histórias inéditas de minha autoria e ainda postei muito conteúdo – entre contos, resenhas, HQs, artigos – de outros excelentes autores, renomados e reconhecidos por sua atuação junto à cena de Arte Fantástica nacional, seja no mainstream ou no underground, como Renato Rosatti, Adriano Siqueira, Gian Danton, Sidemar de Castro e Angelo Júnior, só para citar os mais presentes.
 

Importante destacar também que o Relatos Noturnos se consolidou em paralelo como um selo literário independente, através do qual republiquei os meus livros de lobisomens aclamados pela crítica e pelos leitores fãs de licantropia – Na Próxima Lua Cheia e Jarbas – que estavam esgotados há mais de dez anos, além de ter publicado o inédito Lobos do Sul, que na época do lançamento chegou a vigorar no ranking dos 10 Mais Vendidos da Amazon e na lista dos mais vendidos da semana no Clube de Autores.
 

Impossível deixar de citar outro ponto alto da minha retomada no meia da Literatura Fantástica, que foi a participação em ótimos canais do Youtube com programação voltada ao gênero, como é o caso do Milhas e Milhas, do “Mestre do Terror”, Cássio Witt (assista os vídeos clicando AQUI, AQUI, AQUI e AQUI), Horrorama (veja AQUI) e Sem Freio, de Dimitri Kozma (assista AQUI).
 

Para este 2022 que se inicia, a meta é a publicação de novos livros (novidades em breve!) e a continuação das postagens regulares do blog, com conteúdo desenvolvido por mim e por nossos colaboradores.
 
Quero finalizar agradecendo imensamente aos parceiros pelo envio de conteúdo que engrandece o blog e em especial aos leitores, que acompanham o material postado aqui, curtem compartilham e comentam nas redes sociais e adquirem os livros do selo, o que serve de enorme incentivo para se continuar produzindo cada vez mais e com o máximo de qualidade possível. Nos vemos por aí, à noite, de preferência. Valeu!  

29 de dez. de 2021

SENHORES DAS TREVAS

 


Por Gian Danton


O especial Senhores das Trevas, lançado em 1990 pela editora Nova Sampa reúne histórias de terror do mestre Mozart Couto numa fase em que ele estava diretamente envolvido com o espiritismo e isso se reflete nas histórias.

O personagem "O homeopata" é um médico que pratica projeção astral e atende pessoas com problemas espirituais. Ele comparece na edição com duas histórias, “Premonição” e “Recordações do passado”.

A primeira é a que mais se aproxima do espiritismo kardecista, com o personagem encontrando com mentores espirituais. Na história, uma moça com poderes paranormais é atormentada pela irmã dominadora. Como o protagonista descobre no plano astral, a garota deveria ter tido um filho, mas fez um aborto sob influência da irmã e o espírito que deveria nascer passa a ser um obsessor.

Na segunda história, uma moça é atormentada por pesadelos nos quais é sacrificada num ritual antigo. A investigação revela que ela de fato havia sido sacrificada em outra encarnação, o que gerou um trauma que a acompanhou por outras vidas.

Como se você, Mozart usa diretamente a doutrina espírita em suas histórias e consegue unir isso a um clima de terror como grande narrador que é.

"Hazel" é uma história que não tem roteiro de Mozart (o texto é de Júlio Emílio Braz), mas que se encaixa perfeitamente na linha da publicação de unir espiritualidade e terror. A HQ conta uma história de uma garota disposta a tudo para se tornar uma estrela de cinema, inclusive matar. Mas ela é atormentada por fantasmas do passado.

Embora não tenha conteúdo kardecista, como comunicação com espíritos ou reencarnação, “Noite feliz”é outro exemplo que se encaixa no tema do álbum. Na história, um garoto vê uma nave extraterrestre cair nas proximidade de sua casa e descobre que o alienígena é de uma raça espiritualmente evoluída. O destaque da história é o final irônico, com o tio bradando para a família: “Ei, pessoal, vamos esquecer esse pequeno incidente, afinal hoje é Natal! Que a paz e o amor estejam sempre em nossos corações”. Essa ironia narrativa faz dessa uma das melhores histórias do volume.

A edição traz ainda outras histórias mais na linha da fantasia, um gênero do qual Mozart é mestre incontestável.

O aspecto negativo da edição fica por conta do formatinho, que prejudica a arte de Mozart Couto, em especial nas histórias de fantasia.



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